MaiFest – Evento multicultural com programação gratuita

LEBENSWELT (MUNDO DA VIDA) SERÁ O TEMA DA 18ª MAIFEST 2017 NOS DIAS 27 E 28 DE MAIO

A AEMB orgulha-se de promover o evento com entrada e programação gratuita, acessível a todos os que querem usufruir da experiência enriquecedora do multiculturalismo

A 18ª edição da MaiFest promovida pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, acontecerá nos dias 27 e 28 de maio nas ruas do Brooklin, Zona Sul de São Paulo, e desta vez traz como tema Lebenswelt,traduzido como Mundo da Vida. O evento multicultural manterá a tradição de apresentar uma programação com rigor intelectual e a credibilidade artística, vista nas performances de danças, música, teatro, pesquisas de historiadores, exposições, atividades infantis, além da gastronomia diversificada que ressalta a Alemanha tradicional e contemporânea.

O Curador Cultural do Evento Luiz Delfino Cardia explica que o termo Lebenswelt faz parte da análise crítica de uma ação comunicativa pautada em três eixos: sociedade cultura e identidade, com uma visão de modelo democrático no sentido coletivo, de pensar no conjunto, cuja inspiração parte nos ideais do filósofo alemão Jürgen Habermas. “Por que a ideia do mundo da vida? Porque vivenciamos a inter-relação nos três níveis estruturais do mundo da vida, que é a sociedade dialogando com a cultura, a identidade e a pessoa. Quando juntamos entidades sociais, músicos e artistas em geral, estamos movimentando as pessoas socialmente e as integrando em um encontro de celebração. Este evento é um modelo de interação entre as pessoas num espaço público, e o grande diferencial é o diálogo”.

Delfino reforça que o Mundo da Vida está vinculado ao agir comunicativo, com relações humanas em suas várias instâncias, como nas danças folclóricas, músicas, cinema e outras atrações que enaltecem os valores, culturas e crenças, seja de forma individual ou coletiva e podem ser percebidas de modo natural e espontâneo.

O Vice-Presidente da AEMB, Ademar Távora, complementa: “A ideia desta MaiFest é reforçar tudo aquilo que já vínhamos fazendo, ou seja, o resgate da cidadania e a luta pela democratização cultural. Só que este ano, trazemos a valorização do ser humano”. Ademar destaca que terão apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, onde haverá uma ação de entrega de mudas para algumas escolas, as quais assinarão um termo de responsabilidade para plantá-las e apresentação musical de uma banda formada por imigrantes indocumentados (refugiados) de vários países que moram no Brasil.

Acontecerão diversas homenagens durante os dois dias de festa, dentre elas a Professora Livre Docente da História USP Maria Luiza Tucci Carneiro; Professor Mestre Bruno Pinto Soares, de Adamantina; Rodrigo Trespach de Osório, do Rio Grande do Sul; escritora Goimar Dantas; Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; Banda Marcial Liceu Noroeste de Bauru (cidade de referência alemã); Aeroclube de Bauru; 200 anos da Fazenda Ibicaba Cordeirópolis (fazenda que recebeu imigrantes alemães e suíços). Muitas performances serão realizadas pelas entidades sociais que ajudam a abrilhantar a festa, como Gotas de Flor com Amor, Vivendo com Arte, AACD, etc. A SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, estará novamente trabalhando voluntariamente nos três restaurantes administrado pela entidade com verba revertida para a manutenção de projetos sociais que ajudam quase 8 mil beneficiários da SOBEI, entre crianças na faixa etária de zero a três anos, jovens, adultos e idosos.

Além de todo contexto cultural, os eventos promovidos pela AEMB também traz retornos positivos para a sociedade. Em ação recente da entidade, parte da receita obtida nas edições anteriores da MaiFest e BrooklinFest foi revertida na implantação de câmaras de segurança nas ruas do Brooklin, conforme explica Pietro Iaconelli, Presidente da AEMB. “Em parceria com a empresa Segue D´boa implantamos 18 câmeras de monitoramento na região do Brooklin, sendo que as imagens serão monitoradas pela Associação e pelos órgãos da Polícia Militar, Prefeitura Regional de Santo Amaro, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ligados ao sistema de monitoramento Detecta, implantado pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Além de garantir mais segurança para a região no dia a dia, as câmeras são um reforço a mais nos dias de festa”.

Serviço:

XVIII MaiFest

Dias: 27 e 28 de maio

Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos

Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita

Mais informações através do site www.aemb.org.br.

Anúncios


Categorias:Cidade

O que você achou desta matéria? Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: